Saber como adestrar um cachorro filhote é fundamental para que você consiga ter um excelente convívio com o cão. Porém, como uma criança, o filhote de um cachorro está no início da vida e isso precisa ser levado em conta.
Devido o fato do filhote ser um bebê, o objetivo do adestramento nesta fase, não é extrair o melhor comportamento e a melhor performance, mas sim construir um vínculo hierárquico com ele, e claro, fazer com que todo processo seja prazeroso para o cachorrinho.
No processo de adestrar um cachorro filhote é comum notar que o cachorrinho é disperso, então treinos longos dependendo da forma que for trabalhado, não é indicado.
Como eu havia falado no começo, o objetivo é construir um vínculo hierárquico com o cão, então eu vou usar alguns fatores ao meu favor para conduzir o filhote a entender de que, eu sou o lider, isso desde o início do convívio e também fazer com que ele tenha em mim um entendimento de que eu sou um porto seguro.
Para te ajudar a entender isso, vou mostrar um exemplo.
Se liga nesta foto. Os patinhos seguindo a mãe pata.
Quando você entende o quão precioso é o que está acontecendo nesta foto, você consegue fazer coisas incríveis com o seu cachorro.
Os animais em geral possuem um padrão de comportmento, isso esta relacionado ao instinto de sobrevivência. Pois saca só, um filhote na natureza, é indefeso, uma presa fácil e não sabe sobreviver.
Para que ele consiga sobreviver, o filhote precisa aprender. Para aprender ele vai saguir a mãe e os mais velhos do grupo e com a convivência, ele vai entendendo o comportamento que ele precisa ter em diversas situações.
Então, o filhote entendendo sua vunerabilidade, ele instintivamente vai seguir aquele que provê alimento, abrigo etc. E quando falamos sobre como adestrar um cachorro filhote, este entendimento é algo extremamente valioso.
E agora entramos no principal pilar do início do adestramento de um cachorro filhote.
Construção do vínculo hierárquico
Três pontos que um filhote valoriza em um convívio com uma pessoa, que é, alimentação, segurança e atenção.
Mas saber disso não basta para construir um vínculo com um cão, para isso, é necessário fazer TUDO do jeito certo. Para isso, vou deixar aqui alguns vídeos para te ajudar a entender melhor sobre o que estou falando.
#1 – Vídeo mostrando como alimentar um filhote do jeito certo:
#2 – Aula explicativa sobre a importância do ritual de alimentação:
Quando conseguimos através destes exercícios construir esta comunicação com um cachorro filhote, isso logo nos primeiros dias que ele chega em casa, nos permite executar outro execício para definir de uma forma bem eficiente o vínculo com o filhote. Mas para explicar como consolidar isso, vou utilizar de um vídeo para um melhor entendimento, tanto teórico quando prático.
Construindo um vínculo hierárquico através do exercício siga-me:
Para não me estender muito neste artigo, gostaria de resumir algumas coisas por aqui e te passar algumas informações extremamente importantes para que você consiga ter um cachorro adestrado.
Um treinamento de um cachorro filhote não se resume somente no que você aprendeu neste artigo, mas já é um excelente começo se você consegue colocar em prática o que foi passado aqui.
Porém, é muito importante você aprender o que cada comportamento do seu cachorro representa. Foi pensando nisso, para ajudar a todas as pessoas a compreenderem melhor seus cachorros que eu criei o DICIONÁRIO DO COMPORTAMENTO CANINO, um livro digital que vai te ajudar a entender os comportamentos do seu cão, para que você tenha uma relação muito mais harmônica com ele.
Para garantir o seu Dicionário do Comportamento Canino clique aqui.
Veja Também:
Como adestrar um cachorro e construir um vínculo com ele