Hoje é muito comum encontrarmos diversas definições que nos levam a entender um pouco sobre o que é o adestramento de cães. Mas, aqui eu quero construir algo com você. Nós vamos trilhar uma jornada de entendimento que talvez você nunca tenha parado para analisar na sua vida.
Então bora!
O cachorro é um animal
Para você entender o que é adestramento de cães, primeiro você precisa olhar para o cachorro e ver um animal. Apesar de parecer meio óbvio, atualmente é muito mais comum as pessoas olharem para seus cães e verem seus filhos.
Porém, o problema de vê-los como filhos é esperar do cachorro sentimentos, comportamentos e sensações que são humanas. Só que agir desta forma, causa uma análise equivocada de diversos comportamentos do animal no dia a dia, porque ele não funciona como um humano, mas sim, como um animal, como um cachorro.
Padrão de comportamento
Entendendo isso, a gente começa a partir de um princípio que todo animal tem um padrão. Um exemplo disso é que, algumas espécies de aves, tem um padrão de comportamento que é mais ou menos assim: quando elas estão no ambiente em que é inverno, algumas espécies migram para um local mais quente, para facilitar a sua sobrevivência, isso está ligado com a busca de acasalamento, busca de alimento e outros fatores.
Outro exemplo são alguns animais da savana africana, que andam quilômetros e quilômetros pelo deserto, em locais secos, em busca de água, comida etc. E por que eles estão dispostos a caminhar todo esse percurso? Justamente pelo fator do padrão de comportamento que está ligado ao instinto de sobrevivência.
Agora vamos utilizar o próprio cachorro como exemplo. Com certeza você já deve ter visto um cachorro junto com alguma pessoa em situação de rua. E esse cachorro, geralmente, segue aquela pessoa. Ele não precisa de guia, não precisa de coleira, não precisa de portão nem nada prendendo ele para que o cachorro acompanhe aquela pessoa. Inclusive, eles caminham educadamente ao lado dessa pessoa.
Como isso é possível? O cachorro não passou por um processo de treinamento, aquela pessoa em situação de rua não pagou para um adestrador fazer aquele cachorro seguí-la e ter aquele padrão de comportamento.
Com certeza, isso é uma coisa que me leva a pensar: será que nós estamos convivendo vom os nossos cães do jeito certo?
Cachorro não olha como humano
O cachorro tem um padrão de comportamento. Esse padrão de comportamento está ligado a uma genética que o cão carrega, assim como todos os animais.
O cachorro tem um instinto de sobrevivência de que ele precisa estar em grupo. Porque viver em grupo para ele é sinônimo de sobrevivência. Isso porque com o grupo eles conseguem ter comida, ter mais indivíduos e se proteger. Mas, esse grupo não é desordenado, pra isso existe a hierarquia entre os cães, para que cada membro do grupo exerça sua função de forma ordenada.
Quando o cachorro está convivendo com humanos, a mente dele não muda, como ele vê o mundo não muda. Então essa questão da hierarquia do grupo continua intacta.
Mas, como ele conhece essa hierarquia?
Através do comportamento de cada pessoa que vive naquele ambiente onde ele está vivendo. Através do comportamento de cada um ele percebe quem tem mais autoridade, quem não tem, o que lhe é permitido e o que não é, com cada indivíduo.
Se você tem cachorro em casa já deve ter percebido que ele obedece mais uma pessoa da sua casa do que qualquer outra pessoa que mora com você. Ou então, já percebeu que ele sente que tem mais liberdade com um do que com outro membro da família. Em ambos os casos, ele não gosta mais de uma pessoa do que de outra, mas ele está agindo conforme o que ele conhece sobre hierarquia e está se adaptando aquele ambiente conforme os comportamentos dos próprios humanos que ele convive.
Afinal, o que é adestramento de cães?
Eu acredito que adestramento é o processo de redefinição do padrão de comportamento no caso dos cães mais velhos que não foram adestrados. Já para cães filhotes, adestramento é o processo de definição do padrão de comportamento. Porque todo animal segue um padrão de comportamento de acordo com o ambiente em que ele vive.
Então se ele vive em um ambiente onde as pessoas dão comida na boca dele no momento em que estão comendo, provavelmente ele vai ficar do lado delas enquanto estiverem comendo e vai pedir comida.
A mesma coisa acontece quando seu cachorro pula em você quando você chega e é recompensado. E ele vai fazer isso quando visitas chegarem na sua casa também. O problema disso é que, como eu disse antes, o cachorro não pensa como humano. Então se chega um idoso ou uma criança e você tem um cachorro grande, por exemplo, ele não vai pensar “nossa, nessa pessoa eu não posso pular porque eu sou pesado e posso fazer essa pessoa cair”. Ele vai repetir o comportamento que ele já tem que é pular nas pessoas.
Adestramento é quando eu começo a entender como a mente do meu cachorro funciona pra que de acordo com isso eu comece a colocar alguns fatores pra que ele comece a mudar de comportamento.
Quais são os fatores para mudar o comportamento?
Lembra do que eu disse antes sobre as aves migrarem? Um fator externo faz com que elas mudem de comportamento.
Com o cachorro vai ser a mesma coisa. Se ele tem acesso ao sofá e eu não quero que ele suba no sofá, eu não vou deixar ele subir. Se eu não quero que ele suba na cama, eu não vou mais deixar ele subir.
Então você vai restringir o acesso e mudar o seu comportamento para que o comportamento do seu cachorro mude.
“Ah, mas eu não falo pra ele subir, eu não dou petisco…”
Atenção para o cachorro também é recompensa, seja ela positiva ou negativa. Falar “muito feio”, falar “não” ou qualquer coisa desse tipo também é atenção.
Preciso agir como cachorro?
No mundo dos cães, o líder é responsável pelo alimento e ele que come primeiro.
Tá bom, mas e agora? Conhecendo de hierarquia, sabendo disso, você tem que agir como cachorro? Latir pro seu cachorro, resmungar ou coisa do tipo, como um cachorro?
Não! Já existem técnicas que fazem com que você consiga mostrar pro cão essa liderança na hora da alimentação. Mas isso é assunto pra outro artigo. O conceito é fazer com que ele entenda que toda vez que ele sentir fome ele precisa de você, dono dele. Dessa forma, o cachorro vai te associar ao alimento e alimento é sobrevivência.
Com essa e outras técnicas você consegue criar um vínculo mais profundo com o seu cachorro, sem depender de petisco e sem bater nele.
Como ter um cachorro adestrado?
Através do adestramento você vai criar na sua rotina fatores que fazem com que o cachorro associe a sua pessoa como protetor, provedor, segurança e prazer. Mas, pra isso você precisa entender a forma que o cachorro analisa e como ele se comporta.
Pensando em te ajudar a entender melhor o seu cachorro, eu criei o DICIONÁRIO DO COMPORTAMENTO CANINO, que é um livro digital que vai te ajudar a entender os comportamentos do seu cão, para que você possa desfrutar mais da companhia dele.
Quer o seu Dicionário do Comportamento Canino? É só clicar aqui.
Quero aprender mais sobre o que é adestramento de cães, o que faço?
Além do blog, também tenho meu canal no Youtube com conteúdo riquíssimo sobre adestramento que vai te ajudar e também mostro mais da minha rotina e dia a dia com os cães no meu perfil do Instagram. Você é mais do que bem-vindo por lá também.
Veja também: