Carinho no meu cachorro: posso ou não?
Muitas pessoas me perguntam “Jhon, eu devo fazer carinho no meu cachorro?” e eu vou te explicar o motivo dessa pergunta.
Estabeleça limites antes de fazer carinho no seu cachorro
Trazendo já a resposta SIM, você deve fazer carinho no seu cachorro. Porém, estabeleça limites.
O seu cachorro precisa entender que existe hora do carinho, hora da interação com o dono, hora da brincadeira. Mas, também existe hora de ficar no seu cantinho e respeitar o espaço das pessoas e curtir esse momento.
Uma boa convivência é sinônimo de respeito. Então, é dever do meu cachorro me respeitar. Mas, é meu dever ensiná-lo a me respeitar.
E o que que o carinho tem a ver com tudo isso? A partir do momento que eu o banalizo o meu carinho, a minha atenção, o toque, eu posso ter grandes problemas. Entenda o seguinte: no mundo dos cães não existe carinho, o toque para demonstrar alguma afetividade.
Os toques, as interações no mundo animal possuem propósito, como os rituais de limpeza, rituais de acasalamento etc. Então você vai ver, por exemplo, uma mãe lambendo seus filhotes com um objetivo, não são “lambeijos”.
Você vai ver um macho tocando uma fêmea interagindo com um propósito, ou seja, o acasalamento, por exemplo. Ou rituais de dominância, onde o toque faz parte de uma expressão de limites, onde o cachorro está expressando ” aqui é o meu limite, não ultrapasse essa linha”. Um exemplo prático é o rosnado, as mordidas. Ambos são toques que você vai ver muito comumente no mundo dos cães.
Porém, se eu não trago essa racionalidade para o convívio com o meu cachorro, eu vou ter grandes problemas.
O que pode acontecer se você não estabelecer limites
Analise esse contexto comigo. O meu cachorro tem prazer no meu carinho? Com toda certeza! Então, eu entendo que isso algo valioso para ele. Porém, eu sei que no mundo dos cães, quando um cão toca o outro, automaticamente esse cão que tocou o outro dá a liberdade para o outro cachorro tocar ele de volta.
Filhotes
Um exemplo do mundo direto do mundo dos filhotes: um cão interagem com o mundo através da sua boca. Ele vai pegar as coisas com a boca, ele vai estar sempre tendo contato nessa região do focinho. O focinho dele é como se fosse o sensor dele, é o que o conduz para as coisas, é o primeiro estímulo que ele tem a partir do momento que ele ele vem ao mundo.
Por exemplo, quando o filhote chega na sua casa, você começa a brincar com ele e fazer carinho. A sua mão pro filhote é uma boca. E a forma dele interagir é te tocando de volta com a boca. Então se você não estabelecer o limite nesse momento, eu vou começar a ter problema, porque o meu cachorro vai entender que pode te tocar com a boca.
No começo pode até ser só uma mordidinha, mas, isso demonstra que ele se sente a vontade de te tocar com a boca. Aí, se o cachorro quiser te morder, não existe uma barreira limitadora. Não estou dizendo uma barreira física, como a porta de uma caixa de transportes, mas uma barreira mais forte, que é a sua liderança.
Mas, se você não tem uma liderança estabelecida, o seu cachorro vai te desobedecer, seu cachorro vai se sentir a vontade de fazer o que quiser. Só que no mundo dos cães não é assim que funciona. Existe um líder, existe um grupo de liderados e é assim que vai ser estabelecido até que o líder não seja mais forte o suficiente para se estabelecer no topo, aí outro assumirá o controle e conduzirá o grupo à prosperidade, à perpetuação da espécie e à sobrevivência.
O carinho no cachorro tem momento certo
O carinho, o toque no geral, está muito presente no convívio com o cachorro, certo? Mas, eu sempre deixo claro para os meus alunos que toquem nos seus cães de forma pedagógica.
No começo é difícil ver seu filhotinho ali, fazendo alguma coisa errada e não tocá-lo, eu sei. Porém, não tocá-lo nesses momentos vai trazer uma excelente convivência com seu cachorro mais pra frente. A gente precisa entender que o nosso convívio com os cães não é de curto prazo. Entretanto, o ser humano, ultimamente, tem ficado muito à curto prazo, querendo sempre as coisas rápidas. Mas, não é assim que funciona com o seu cachorro. Ele vai conviver com você durante 10, 15 anos.
Por isso, você precisa entender que a fase de filhote se resume a poucos meses, o filhotinho fofinho vai crescer e você pode escolher ter um problema gigantesco para resolver lá na frente ou simplesmente estabelecer limites no começo para poder desfrutar depois, que vai ser a maior parte do tempo que você vai estar com seu cachorro.
Então, se você dá um carinho na hora errada, sim, você vai ter problemas com o seu cachorro te desrespeitando. Essa moeda, que é o seu toque, não terá nenhum valor, fazendo com que o seu cachorro não valorize estar perto de você e isso pode acarretar em problemas quando você sair na rua, por exemplo, que qualquer estímulo externo vai ser mais interessante que você, fazendo com que seu cachorro não te escute e não te obedeça.
Seu cachorro precisa gostar mais de você do que qualquer outra coisa. Pra isso, que existem os limites. O seu cachorro precisa ter um comportamento que foi previamente estabelecido, através do adestramento, para que ele possa receber o seu carinho como reforço para aquilo que você quer que ele faça.
A técnica correta
Então, existe a técnica correta. Não estou dizendo que você vai viver com teu cachorro de uma forma extremamente rigorosa. Inclusive, você vai desfrutar da parceria do seu cachorro principalmente durante o processo de treinamento dele. Mas, você precisa só entender o quão precioso é o seu carinho para você entender os momentos que são mais apropriados para dar carinho ao seu cachorro e quando não é indicado.
Assim o cachorro começa a entender o que ele precisa fazer para receber atenção e desfrutar, assim você vai definindo um padrão de comportamento desejado, a convivência vai ficando muito mais prazerosa (não só para você, mas também para o seu cachorro) porque ele entende a forma correta que ele deve se comportar.
Como fazer carinho no cachorro no momento certo?
Para isso, você precisa entender a técnica correta.
Não adianta simplesmente você tirar da cartola: “Ah! Vou fazer isso”, “Ah! Vou fazer aquilo”. É importante que você siga uma linha de raciocínio onde você vai entender o comportamento dos cães, entender o comportamento dos cães, o que o seu cachorro está querendo dizer, o que aquele tipo de comportamento vai acarretar lá na frente,entender o que aquilo vai acarretar lá na frente (seja ele bom ou ruim) para você administrar tudo isso e fazer com que você:
- crie um vínculo forte com o seu cachorro, onde ele vai te ver como um líder forte, digno a ser seguido;
- tenha uma comunicação eficiente, onde aquilo que você passa para o seu cachorro é entendível;
- tudo fique mais fácil no processo.
Entenda que o carinho ele é extremamente valioso, quando trabalhado da forma correta. Não é porque você não dá um carinho em determinado momento que você deixou de gostar do seu cachorro, muito pelo contrário. É porque você gosta muito do seu cachorro que você vai estabelecer o limite.
Inclusive, a mesma coisa se eu estou educando meu filho. Não vai ser a todo momento que eu vou recompensar meu filho, o meu filho sempre será corrigido, o meu filho sempre terá limites estabelecidos para que eu lá na frente tem a prazer na conduta do homem e da mulher que eu criei. A mesma coisa com meu cão, para que lá na frente eu tenho prazer no cachorro que eu treinei, prazer em uma excelente convivência.
Conclusão
Entenda o seguinte: cães educados são bem-vindos em qualquer lugar. Você consegue ir para qualquer lugar com seu cachorro treinado. Você consegue desfrutar de qualquer coisa com seu cachorro treinado, seja ir em um parque, jogar uma bolinha, seja em casa assistindo um filme, porque seu cachorro está tranquilo, sem destruir as coisas e isso é maravilhoso.
Mas, isso só é possível a partir do momento que eu tenho vínculo hierárquico com o meu cachorro, ele me vê como líder, ele me obedece e eu conduzo o meu cachorro à um excelente aprendizado, utilizando uma excelente técnica. Se você quer aprender mais sobre o comportamento de cães, se você quer entender “o como” de tudo isso daqui que eu tô falando, eu convido você a clicar aqui que será um prazer receber você no curso O Caminho da Mente Canina. Nele nós abordamos com profundidade cada uma das etapas do processo de treinamento de qualquer cachorro, onde você vai conseguir treiná-lo do básico ao avançado.
Se você gostou desse artigo e quer entender mais sobre adestramento acompanhe nosso canal no Youtube e nosso perfil no Instagram.
Veja também:
Coleira de Couro da Jhon’s Dog é boa? Vale a pena?